SOBRE SRILA PRABHUAPADA

Sua Divina Graça Srila Prabhupada é o acharya fundador da ISKCON. Em 17 de setembro de 1965, AC Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada entrou no porto da cidade de Nova York. Sua visita teve como objetivo apresentar uma religião muito antiga, que se originou na Índia. Srila Prabhupada faleceu em 14 de novembro de 1977, mas sua missão obteve um grande sucesso. Srila Prabhupada foi o fundador da ISKCON ou Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna. Ele também estabeleceu cerca de 108 templos, ashrams e centros culturais da ISKCON em todo o mundo.

“Ele era uma pessoa santa genuína com enorme integridade e compaixão, e teve um impacto poderoso sobre aqueles que o conheceram. ​Ele nunca reivindicou autoridade e respeito para si mesmo; o que ele disse e fez foi sempre em nome de Krishna ”- Dr. Thomas J. Hopkins

Abhay Charan Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada nasceu em uma família hindu em 1º de setembro de 1896. Ele estava crescendo na Índia governada pelos britânicos. Depois de alguns anos, ele se juntou ao movimento civil de não cooperação iniciado por Mahatma Gandhi pela liberdade. Depois disso, ele conheceu um conhecido líder religioso e estudioso, Shri Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakur em 1922. A influência da filosofia de Srila Bhaktisiddhanta Saraswati provou ser um marco na vida de Abhay Charan. Ele disse a Abhay Charan para apresentar as filosofias do Senhor Krishna no oeste. Em 1933, ele se tornou um seguidor de Srila Bhaktisiddhanta. Mais tarde, ele passou 32 anos de sua vida na preparação de sua jornada aos países ocidentais para obedecer ao desejo de seu guru.

Aos 69 anos, ele começou sua jornada para a cidade de Nova York com apenas 40 Rs no bolso e um baú cheio de livros e alguns de seus pertences em um navio de carga, o Jalduta. A viagem foi traiçoeira, e ele sofreu dois ataques cardíacos enquanto estava no navio. Depois de 35 dias no mar, ele finalmente chegou a um porto solitário no Brooklyn.

Em Nova York, ele enfrentou grandes dificuldades e estava regularmente sem dinheiro e um lugar estável para morar. Ele começou sua missão humildemente, dando aulas sobre o Bhagavad-gita em lofts no Bowery (infame skid row) e conduzindo kirtan (cantos devocionais tradicionais) no Tompkins Square Park. Sua mensagem de paz e boa vontade ressoou fortemente na comunidade hippie e na geração mais jovem, alguns dos quais se apresentaram para se tornarem estudantes sérios da tradição de Bhakti-yoga (devoção amorosa a Deus). Com a ajuda dessas pessoas, ele alugou um pequeno terreno e registrou oficialmente sua organização. Em 11 de julho de 1966, ele estabeleceu formalmente a ISKCON ou Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna.

Nos 11 anos seguintes, ele deu a volta ao mundo inteiro 14 vezes. Ele transmitiu o ensinamento do Senhor Krishna a inúmeras pessoas em 6 continentes diferentes. Um grande número de homens e mulheres de diferentes origens mudou-se para ele. Com a ajuda de seus seguidores, ele estabeleceu vários centros e projetos da ISKCON em diferentes cantos do mundo. Sob a sombra de sua motivação, os seguidores do Senhor Krishna estabeleceram várias comunidades rurais, templos, institutos educacionais e iniciaram o maior programa de ajuda humanitária com comida vegetariana. Com o desejo de cultivar melhores raízes do Senhor Krishna na Índia, Srila Prabhupada voltou para a Índia. Aqui, ele abriu vários templos. Ele abriu os maiores centros da ISKCON nas cidades sagradas de Mayapur e Vrindavana.

A contribuição mais importante de Srila Prabhupada são, possivelmente, seus livros. Ele escreveu mais de 70 volumes sobre a tradição de Krishna. Todos os volumes são muito apreciados pelos estudiosos por causa de sua profundidade, clareza e fidelidade para com a tradição. Seu trabalho também foi usado por várias faculdades na forma de livros didáticos. Seus livros já foram traduzidos para 76 idiomas diferentes. Suas obras mais apreciadas e famosas incluem 'Bhagavad Gita As It Is', 30 volumes do 'Srimad Bhagavatam' e 17 volumes do 'Sri Chaitanya Charitamrita'.

Suas realizações são inúmeras, magníficas e extraordinárias. Algumas de suas realizações estão listadas abaixo:

  •    Ele ditou um total de 22.000 páginas de texto.

  •    Ele traduziu e escreveu supostos 18.000 versos do Srimad Bhagwatam.

  •    Ele traduziu e escreveu supostos 700 versos do Srimad Bhagwat Gita.

  •    Ele traduziu e escreveu supostos 12.555 versos do Chaitanya Charitamrit.

  •    Ele publicou 147 livros.

  •    Ele escreveu 7.000 cartas aos seus discípulos.

  •    Ele criou a revista Back to Godhead, da qual 1 milhão de cópias são distribuídas.

  •    Suas palestras sobre o Bhagwad Gita são compiladas em 7 volumes de livros.

  •    Suas palestras do Srimad Bhagwatam são compiladas em 12 volumes de livros.

  •    Suas conversas com vários cientistas, professores e editores foram compiladas em 42 volumes de livros.

  •    Ele produziu inúmeras gravações.

  •    Ele mudou a vida de milhares de pessoas, das quais 5.000 se tornaram seus devotos iniciados.

E tudo o que ele fez em APENAS 9 anos além de estabelecer 108 templos em todo o mundo, na idade entre 70-80 anos!!